Dezenas de pessoas concentraram-se, ontem ao meio-dia, frente ao centro de saúde de Lasarte-Oria (Gipuzkoa) para expressar a sua preocupação pela situação de Ibon Fernández Iradi, preso político encarcerado em Lannemezan (Estado francês) e que sofre de esclerose múltipla. A sua libertação é exigida há muito.
Na próxima quinta-feira, 30, um tribunal francês decidirá se o natural de Lasarte é libertado. Em declarações à comunicação social, os presentes sublinharam que a sentença irá condicionar a vida de Ibon e que esperam que a decisão lhe permita «receber o tratamento de que necessita».
Entretanto, foi agendada para amanhã, às 19h00, na Kultur Etxea, a exibição do documentário «Oihu anizkoitza», que foca a situação de Ibon (Gotzone López de Luzuriaga, presa política que enfrentou o cancro e tratos de polé na cadeia, é convidada especial). Para dia 31, foi convocada uma manifestação em defesa dos direitos dos presos políticos doentes; parte da Okendo plaza às 20h00. / Mais informação: Txintxarri
domingo, 26 de outubro de 2014
Um tribunal francês decide quinta-feira a libertação de Ibon Fernández Iradi
Etiquetas:
ACÇÃO SOLIDÁRIA,
Dispersão,
Notícias,
Presos Políticos,
Repressão