sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Ondarrutarras manifestam-se em defesa dos presos e pela resolução do conflito

Teve ontem início, na AN espanhola, o julgamento do preso político Kemen Uranga Artola, natural de Ondarroa. Para além do calor que os ondarrutarras sempre fazem chegar aos seus - dezenas de pessoas juntaram-se em Madrid -, à noite, na Alameda da localidade costeira biscainha, realizou-se uma assembleia, para que a população pudesse saber notícias do julgamento. Seguiu-se uma manifestação.

Para além da situação de Kemen, os participantes na assembleia fizeram questão de denunciar a situação de outros conterrâneos e camaradas seus, como a do preso político gravemente doente Ibon Iparragirre, a quem foi recusada a aplicação do artigo 100.2.

Lembraram ainda que: cinco pessoas que participaram no Zubi Harresia [para evitar a detenção de Urtza Alkorta] foram julgadas em Setembro; Aitzol Etxaburu foi extraditado de França para Espanha para ser julgado a 13 de Outubro (acabou por ser absolvido); Xabi Haranburu foi julgado em Paris a 8 de Outubro (condenado a seis anos de cadeia e ao pagamento de 1500 euros de multa); os familiares de Aitzol Etxaburu perderam uma visita a 10 de Outubro (tinham de se despir para entrar).

A tudo isto os participantes na assembleia quiseram dizer «basta»: à repressão, à violação dos direitos dos presos, às políticas de excepção e de vingança, à continuidade dos presos doentes nas cadeias, aos ataques aos familiares. No final, manifestaram-se pelas ruas de Ondarroa, para dizer «basta» e exigir a resolução do conflito. / Ver: Lea-Artibai Hitza 1 e 2, Turrune!

O aguraindarra Ismael Arrieta foi libertado
A Etxerat fez saber que Ismael Arrieta, preso político basco natural de Agurain (Araba), foi hoje libertado, depois de cumprir uma pena de 12 anos de cadeia.
O aguraindarra saiu esta manhã da prisão de El Dueso, onde era esperado por amigos e familiares, revelou também a associação de familiares e amigos dos presos.