Apareceu ontem numa praça do bairro de Algorta (Getxo, Bizkaia) uma placa a imitar as que se usam no município e a devolver o nome de Eustakio Mendizabal, Txikia, ao local. O PP exigiu ao presidente da Câmara a retirada imediata da placa, que evoca a figura do histórico militante da ETA, poeta e euskaltzale, morto a tiro no bairro pela Polícia franquista em 1973.
O conflito sobre a designação do local já vem de longe. Em 1980, a designação «Txikia Plaza» foi aprovada em sessão de Câmara (com os votos favoráveis do Herri Batasuna e do PNV, e a abstenção do PSOE), e perdurou até 2009, quando, na sequência de uma acção da associação conhecida como «Dignidad y Justicia», um tribunal bilbaíno ordenou a retirada da placa.
A CM de Getxo cumpriu a decisão judicial mas, quando PP e PSOE se uniram para mudar o nome para Bakearen Plaza [Praça da Paz], o Executivo municipal recusou-se a implementar a alteração e a praça ficou sem nome oficial – embora seja do conhecimento comum que aquela é e será a praça de Txikia. Poeta e euskaltzale, o destacado e histórico dirigente da ETA era natural de Itsasondo (Gipuzkoa) e morreu num tiroteio com a Polícia fascista a 19 de Abril de 1973. / Ver: ukberri.net e SareAntifaxista
quinta-feira, 2 de outubro de 2014
Aparece placa de Txikia na praça que é sua
Etiquetas:
Esquerda Abertzale,
franquismo,
história,
Notícias,
Repressão