segunda-feira, 27 de outubro de 2014

«Confirmado o mais grave retrocesso histórico do galego: Espanha deixa-nos sem fala»

os minoritários 44% de galegofalantes som na verdade muitos menos em todas as faixas de idade salvo as mais velhas. A tendência, portanto, só vai aprofundar-se nos próximos anos, se nom houver mudanças políticas.
A realidade atual dos dados oferecidos polos organismos estatísticos do sistema, assim como a reaçom exultante da direita espanhola governante (PP), gabando-se do desastre que promove, demonstram que esse é precisamente o objetivo histórico do poder espanhol instalado na nossa naçom: liquidar a nossa língua, reduzindo-a a um vestígio museístico e folclórico. / Ver: NÓS-UP via Diário Liberdade

Jovens reivindicam o galego das Rias Baixas
O vídeo, concebido como trabalho de uma estudante de Jornalismo, reivindica os traços próprios do galego falado nos concelhos de Rianjo, Dodro, de onde são os quatro jovens que nele participam. Numa altura em que os dados apontam para as graves consequências das políticas «linguicidas» levadas a cabo pelos poderes político e económico imperantes na Galiza, uma iniciativa como esta constitui uma golfada de ar fresco para a auto-estima linguística galega.

Ghalegho Mais informação: Diário Liberdade