sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Mobilizações solidárias com o povo curdo em Iruñea e Bilbo

Na capital navarra, a Askapena convocou para hoje, 31 (19h00, Sarasate pasealekua), uma concentração de apoio à resistência do povo curdo e de repúdio pelo imperialismo.

Em Bilbo, a Herri Kurduarekin Elkartasuna Ekimena (HKEE, iniciativa solidária com o povo curdo, que engloba várias organizações) aderiu à jornada de mobilizações solidárias com a luta do povo curdo, convocada para amanhã, 1 de Novembro, a nível europeu. Assim, ao meio-dia, realiza-se entre a Câmara Municipal de Bilbo e o Museu Guggenheim uma manifestação de apoio à resistência curda em Kobanê (cidade localizada em Rojava, uma das três regiões autónomas curdas no Norte da Síria), com o lema «Parar o massacre do povo do Curdistão! Estado Islâmico, instrumento do imperialismo».

Com estas iniciativas, a Askapena de Iruñea e a HKEE expressam o seu apoio e solidariedade à resistência curda em Kobanê e denunciam a atitude dos governos ocidentais. [Não há que esquecer o turco, que, entre outras malfeitorias, tem procurado impedir que os curdos do «lado turco» se juntem à luta dos seus compatriotas a sul]. / Ver: askapena.org e askapena.org

Leitura: «Euskal Herria con Kurdistán», de Borroka Garaia (BorrokaGaraiaDa)
La historia de Kurdistán es algo terrible. Tan terrible como que una resistencia plenamente legítima sea considerada terrorista. Los terroristas son todos los que han jugado a lo largo de la historia y juegan hoy con el destino nacional del pueblo kurdo como si les perteneciera.