sábado, 4 de outubro de 2014

Grande apoio aos símbolos de EH e aos «pescadores barbudos», à beira do julgamento

Foi grande o apoio hoje manifestado, na Praça do Município de Iruñea, aos cinco bascos que vão a julgamento no próximo dia 8, acusados de serem os «arrantzale bizardunak» que, no txupinazo dos Sanfermines de 2013, penduraram uma ikurriña gigante sobre a praça. Muitos dos que participaram no acto, convocado pela plataforma Iruñea Askatasunez, ajudaram a compor dois mosaicos com a bandeira de Nafarroa e a ikurriña.

A poucos dias do julgamento dos alegados «pescadores barbudos», dezenas e dezenas de pessoas concentraram-se hoje na Udaletxe Plaza da capital navarra para lhes expressar o seu apoio. No decorrer do acto, muito animado e a que não faltou o apoio das trikitixas afinadas a tocar o «Euskal Herrian euskaraz», os acusados afirmaram que este julgamento é «um ataque a Iruña e a todos aqueles que sentem a ikurriña como sua». / Ver: ahotsa.info / VÍDEO: euskal ikurren aldeko ekitaldia / FOTOS: ikurriña eta bizadurnak aurrera!

VER: «A Lei dos Símbolos volta a estar em debate com o julgamento dos "barbudos"» (ahotsa.info)
O julgamento dos «arrantzales/pescadores barbudos» volta a colocar a polémica Lei dos Símbolos, em Nafarroa, no centro do debate público. Mais informação: Iruñea askatasunez

Entrevista:
Mikel Valdivieso: «Gure ikurren eta ikurrinaren aurkako epaiketa izango da» (Berria)
Iazko txupinazoan ikurrina zintzilikatzea leporatuta epaituko dituzte Mikel Valdivieso, Josu Gracia, Iker Garzia, Natxo Barriuso eta Iñigo Ramaio urriaren 8an. Bi urteko zigorrari egin beharko diote aurre.
[Entrevista de Lohizune Amatria a Mikel Valdivieso, acusado]