sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Euskal Herria mobilizou-se contra a tortura, para que o «pesadelo» não se repita

Prosseguiu ontem, na Audiência Nacional espanhola, o julgamento dos 28 jovens acusados de pertencer à Segi e cuja militância política se quer punir. Ontem, os jovens independentistas bascos ainda tiveram de ouvir as mentiras dos seus torturadores.

Para denunciar a existência da tortura e exigir o fim dos maus-tratos no período de incomunicação, bem como o reconhecimento e a reparação para os torturados, centenas de pessoas mobilizaram-se em diversas cidades, vilas e bairros do País Basco. / Ver: topatu.info, topatu.info e ahotsa.info

LIBERTADOS OS CINCO DETIDOS EM LOIOLA
Antes de o julgamento começar, os 28 arguidos tinham sublinhado que iriam assumir a «via da desobediência» perante o tribunal, e concretizaram-na de diferentes modos. Jazint Ramírez, Irati Tobar, Imanol Salinas, Igarki Robles e Xabier Arina decidiram não comparecer na AN espanhola. No dia 22 de Setembro, apoiados por centenas de pessoas, foram detidos no Aske Gunea [espaço livre] de Loiola (Azpeitia, Gipuzkoa). E receberam ordem de prisão.

Hoje, uma juíza do tribunal de excepção decretou que estes jovens não têm de continuar na cadeia até ao final do julgamento, minimizando os riscos de fuga. Previa-se que saíssem hoje ao fim da tarde da prisão de Soto del Real.

Detenção de cinco jovens independentistas em Loiola Ver: topatu.info