domingo, 5 de outubro de 2014

Kilometroak: milhares na festa das ikastolas de Gipuzkoa

Apesar de o dia ter aparecido com má cara, milhares de pessoas juntaram-se hoje, 5, na localidade costeira de Orio para participar na festa das ikastolas de Gipuzkoa, organizada pela Orioko Herri Ikastola, com o lema «Erria Txikota!» [solta o cabo/as amarras].

Na sessão de abertura, estiveram presentes vários representantes políticos e institucionais, como a conselheira da Educação do Governo de Lakua, Cristina Uriarte, o deputado-geral de Gipuzkoa, Martin Garitano, e a presidente da Federação das Ikastolas de Gipuzkoa, Arantza Manterola.

Na sua intervenção, Garitano sublinhou «os valores de solidariedade, inovação e qualidade» das ikastolas e mostrou-se convencido de que Euskal Herria saberá «seguir em frente» quando confrontada com «ataques» como o da fascista LOMCE. Já Manterola, defendeu um modelo educativo próprio para o país, bem como o avanço na oficialização do euskara. Neste sentido, mostrou-se disponível para ajudar o povo de Ipar Euskal Herria [País Basco Norte] e de Nafarroa.

Josu Erguin, criador da Kilometroak, e Antonio Campos, primeiro presidente da ikastola de Orio, acompanhados pelos netos, soltaram as amarras de um barco numa terra que já teve grande tradição pesqueira, e, com esse gesto simbólico, deram início à edição de 2014 da festa das ikastolas de Gipuzkoa, que contou com um percurso de 5,6 quilómetros e cinco espaços, para onde foram programadas múltiplas actividades - para miúdos e graúdos - e concertos. / Fontes: periódicos, agências e kmk.net / Fotos: Kilometroak 2014 (Berria)