quinta-feira, 28 de julho de 2016

A Ertzaintza dificultou a visita do preso político Unai Bilbao à família

Familiares do preso político basco Unai Bilbao, encarcerado a 860 quilómetros de casa, na cadeia de Albolote (Granada), informaram a Etxerat de que a Ertzaintza criou dificuldades à visita do preso à sua terra – Portugalete (Bizkaia) – no passado fim-de-semana.

Numa nota, associação de familiares e amigos dos presos políticos bascos – Etxerat – refere que a Polícia basca manteve o preso algemado durante toda a visita aos seus familiares e que o tratou de forma agressiva, tanto verbal como fisicamente. A família de Bilbao já anunciou que vai apresentar queixa, tal como o próprio preso.

A Etxerat sublinha que não é a primeira vez que Unai Bilbao e os seus «vêem violado o direito à vida familiar», e recorda que prisão de Granada atrasou mais de dois meses a autorização extraordinária que Bilbao havia solicitado para poder ver a mãe – que faleceu em Dezembro último sem poder ver o filho –, uma vez que a saúde a impedia de fazer os 1700 quilómetros das viagens.

Denunciando mais este exemplo da «actual política prisional», a Etxerat recorda ainda o caso recente de Mikel Izpura, preso político do bairro da Txantrea (Iruñea) encarcerado em Múrcia (a 830 km de casa) e que permaneceu algemado durante a visita ao irmão, com um cancro terminal. / Ver: etxerat.eus