sexta-feira, 22 de julho de 2016

Um militante internacionalista de Irun foi preso no Chile

Um militante internacionalista basco que tem estado numa comunidade Mapuche do Sul do Chile foi preso ontem à tarde. Transferido para Santiago, poderá ser expulso do país ainda hoje, revela a Askapena.

Numa nota, a organização internacionalista basca refere que, como é habitual às quintas-feiras, o irundarra ia para a universidade, onde estuda História do Povo Mapuche e a sua língua, o Mapudungun. Nessa altura, foi abordado por forças policiais do Estado, que o informaram da existência de uma ordem de expulsão contra ele.

Retido em Santiago sob custódia policial, à espera da conclusão do processo de expulsão, o natural de Irun deve ser metido num avião e enviado para o Estado espanhol ainda hoje, às 22h00 locais - 2h00 da madrugada em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira.

A Askapena afirma que o irundarra foi preso pelo trabalho de solidariedade em prol do povo Mapuche; por colaborar com a rádio Kimche Mapu - a única que emite em língua mapuche; por denunciar a repressão permanente exercida sobre aquele meio de comunicação e o povo Mapuche em geral; por levar a cabo um trabalho internacionalista, um trabalho político.

Neste vídeo - aqui -, poderão ser encontradas as razões que motivaram a sua detenção e expulsão... / Mais info: askapena.org