domingo, 17 de julho de 2016

Carlos Lopes Pereira: «Uma ilha africana»

A solidariedade internacionalista do povo cubano foi um exemplo único que superou toda e qualquer proporcionalidade que se queira encontrar. Por isso, «as forças progressistas e os povos da África jamais esquecerão o contributo da Revolução Cubana para a libertação do continente e o sangue derramado pelos cubanos, muitos deles descendentes de escravos africanos levados à força, séculos antes, para o Caribe».

«Evidenciando os laços históricos que unem os povos de Cuba e África, Amílcar Cabral disse um dia que a terra de Fidel "é uma ilha africana perdida no Mar do Caribe". Sentimento partilhado pelo revolucionário cubano, para quem Cuba "é um país latino-africano"». (avante.pt via odiario.info)

«Na América Latina, só Cuba atingiu as metas educativas marcadas pela Unesco para o período 2000-2015» (Diário Liberdade)
A Unesco voltou a atribuir a Cuba o primeiro lugar no grau de compromisso com os seis objetivos marcados na região América Latina e Caribe para o período 2000-2015, na iniciativa Educação para Todos, promovida por esse organismo internacional em Dakar há 15 anos.

De fato, Cuba tem sido nesses anos o único país da área a cumprir completo os seis objetivos de integração educativa marcados pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.