segunda-feira, 11 de julho de 2016

Plataforma Kutxabank Público exige reversão do processo de liquidação das caixas

A plataforma Kutxabank Publikoa, composta por vários sindicatos e organizações sociais bascos, apresentou, no dia 8, uma moção nas Juntas Gerais da Bizkaia em que solicita «a reversão do processo de liquidação e de bancarização das caixas bascas».

Frente à sede administrativa das Juntas, em Bilbo (a sede oficial é em Gernika), membros da plataforma que luta contra a privatização do Kutxabank participaram numa concentração.

Lá dentro, na comissão onde foi apresentada a moção, o porta-voz da plataforma, Mikel Quintana, pediu aos grupos políticos biscainhos que solicitem ao Governo de Lakua a retirada do anteprojecto de Lei das Caixas bascas, que está a ser discutido no Parlamento de Gasteiz, porque «iria facilitar a venda das acções do Kutxabank a empresas e particulares».

Quintana também pediu à instituição foral que tome as medidas necessárias com vista «à recuperação da propriedade das acções do Kutxabank entregues às fundações bancárias» e que negoceie a redacção do anteprojecto de Lei das Caixas «para o melhorar, aprofundando o carácter público e social das mesmas».

O porta-voz da Kutxabank Publikoa criticou as alterações feitas ao anterior modelo das caixas de aforro, até as transformar em fundações bancárias, com a consequente perda de representatividade do poder público. Para Quintana, o Kutxabank perdeu o sentido social que as caixas possuíam, existindo actualmente uma maior preocupação com o lucro. / Ver: EFE e LAB