segunda-feira, 25 de julho de 2016

Guardas civis ameaçaram jovem donostiarra para que colaborasse com eles

A organização juvenil Ernai e o Sortu do bairro de Antigua (Donostia) denunciaram, hoje, as ameaças da Guarda Civil, na sexta-feira passada, a um jovem do bairro, exigindo-lhe que colaborasse com eles - fosse um bufo. [Foto de arquivo]

Dois guardas civis pararam um jovem na rua, quando se dirigia para o trabalho, e interrogaram-no sobre uma acção de protesto levada a cabo em Antigua, em Maio último, em solidariedade com dois presos políticos bascos que estavam em greve de fome na cadeia de Fresnes (Paris, França).

Numa nota, o Sortu refere que os dois homens se apresentaram como agentes da Guarda Civil e que ameaçaram o jovem, procurando coagi-lo a colaborar com eles, nomeadamente identificando os nomes de quem tinha participado na acção de protesto.

Caso se recusasse a identificar os participantes na iniciativa, ele próprio seria acusado, ameaçaram-no os txakurras, de acordo com a informação divulgada pelo Sortu e também pela Ernai.

Disseram-lhe ainda que iriam estar à espera dele à saída do trabalho. Contudo, várias pessoas foram ter com o jovem ao local de trabalho, para o apoiar, e os militares já não voltaram a ser vistos. O jovem já apresentou queixa. Ver: topatu.eus e naiz