segunda-feira, 24 de maio de 2010

Centenas de pessoas nas ruas de Azpeitia na 10.ª edição do Elkartasun Eguna


No sábado, decorreu em Azpeitia (Gipuzkoa) a 10.ª edição do Elkartasun Eguna, jornada de solidariedade com os presos políticos que trouxe para as ruas centenas de pessoas.
Na parte da manhã, cerca de 250 pessoas participaram num cross, a que se seguiram uma sessão de desportos tradicionais e o almoço. À tarde, destaque uma manifestação em que estiveram presentes 600 pessoas e, já à noite, para os óptimos concertos dos Bizardunak e dos Orreaga 778.
Fonte: askatu.org

III Edição do certame de teatro de rua «¡De la cárcel a la calle!»
Pelo terceiro ano a Salhaketa organizou o certame de teatro de rua «¡De la cárcel a la calle!». Os cinco grupos participantes fizeram rir e reflectir as pessoas que se juntaram em Uharte (Nafarroa).
Os Pilindrajos bai fizeram uma montagem teatral de gimnasia para ciegos e Los Presos del Verso apresentaram o espectáculo Rap-sodia tocada y fuga Opus 11. Dúos Apresas, com Bienvenidas a la Cárcel, ficaram em terceiro lugar. La Compañía Jarifore e o seu Dispárame con tu Karkajada foram os segundos no certame. No Out, com a ley del patio, foram os vencedores.
Houve cartazes a explicar as lamentáveis condições das prisões do Estado, assim como um posto de venda de livros de temática penitenciária. Os responsáveis das prisões foram convidados para o evento, mas lamentavelmente não puderam assistir. Em princípio, o grupo vencedor irá apresentar a sua obra na prisão de Iruñea/Pamplona em data a determinar.
Fonte: kaosenlared.net

Cinco presos políticos ficaram sem encontros na prisão de Huelva
A história é já conhecida: tentaram inspeccionar os familiares dos presos recorrendo ao apalpamento e, perante a recusa destes, as visitas ficaram sem efeito, com prejuízos de diversa índole para familiares e presos. No caso, os presos políticos bascos que ficaram sem visita são: Antton Trotiño, Anabel Egues, Gorka García Sertutxa, Bittor Franco e Arkaitz Agote.
Também se passou o mesmo com Mikel Otegi em Ocaña e com Asier Birunbrales em Albocasser. Fonte: askatu.org

Laetitia Chevalier, detida em Urruña, foi posta em liberdade
Laetitia Chevalier, detida na quinta-feira passada em Urruña juntamente com o seu companheiro Eñaut Aramendi, no âmbito de uma operação policial levada a cabo pela Polícia francesa e a Guarda Civil em Lapurdi, foi posta em liberdade.
No sábado, foram ambos levados para Paris, com os outros três detidos em Baiona: Mikel Karrera, Maite Aranalde e Arkaitz Agirregabiria.
Segundo o Gara pôde apurar, Chevalier foi posta em liberdade ontem, mas não existem mais informações disponíveis. Relativamente aos outros quatro detidos, também não.
A Ertzaintza, em Ibarra
Em Ibarra, de onde é natural Maite Aranalde, houve ontem uma concentração para exigir a sua liberdade. Nessa altura, a Ertzaintza apareceu na localidade guipuscoana e ameaçou carregar caso a reunião não terminasse. Os concentrados lembraram que «não é a primeira vez que a Maite é detida, que também já conheceu a prisão». Ao mesmo tempo, denunciaram «o acosso policial que a nossa terra tem sofrido ao longo desta semana, que só se pode entender como um estado de excepção».
Fonte: Gara e Gara