segunda-feira, 24 de maio de 2010

Cerca de trinta agentes subscrevem o Manifesto de Igartza a favor da autodeterminação


Cerca de trinta goierritarras de diversas sensibilidades políticas protagonizaram no sábado em Beasain «uma foto histórica» a favor da autodeterminação. Agentes políticos, culturais, desportivos e sociais reuniram-se no palácio Igartza em resposta ao apelo feito pela iniciativa popular Nazioen Mundua Autodeterminazio Eskubidearen aldeko Goierriko Ekimena. [Mundo de Nações. Iniciativa do Goierri a favor do Direito à Autodeterminação]

Os pessoas que se reuniram em Igartza fizeram um apelo a todos os goierritarras [da região do Goierri, no Sudeste de Gipuzkoa] para que estejam presentes no acto, que prevêem concorrido, que terá lugar no próximo dia 5 de Junho em Larraitz.
Entre os agentes que se deslocaram ao palácio Igartza havia muitas caras conhecidas. Entre outros, participaram Markel Olano, Karmele Aierbe, Axier Sarriegi, Patxi Aierbe, Juan Inazio Galdos, Xabier Mendiguren, Xabier Barandiaran, Dionixio Amundarain, Joxe Miel Azurmendi, Josetxo Arrese, Juan Joxe Agirre, Jon Agirre, Aitor Sarriegi, Gurutze Irizar, Marije Intxausti, Iñaki Murua e Joanes Aierbe.

Dani Oiarbide, em nome da Nazioen Mundua, iniciou o acto dando a conhecer os pormenores da iniciativa. Em seguida, o escritor Xabier Mendiguren tomou a palavra e procedeu à leitura do manifesto pela autodeterminação acordado pelos ali presentes.
Para concluir o acto, os ali reunidos deixaram as suas assinaturas no que a partir de agora será conhecido como Manifesto de Igartza, apelando à participação no acto que se realizará dentro de duas semanas em Larraitz.
Fonte: Gara