terça-feira, 11 de maio de 2010

Senpere e Iruñea, duas faces de uma luta


Por estes dias são várias as ikastolas que cumprem 40 anos de vida. É o caso de San Fermín e Paz de Ziganda, em Nafarroa. A Seaska passou por esta efeméride no ano passado, pois foi em 1969 que começaram as primeiras aulas euskaldunes em Ipar Euskal Herria. Quatro décadas são muito tempo; mudaram as gerações, as tecnologias, os modos de viver, de ensinar, de aprender... Mudaram também os governos, as estruturas político-administrativas, as leis, inclusive os regimes, segundo se diz. No entanto, passado todo este tempo, a iniciativa popular que pôs em marcha aquelas primeiras ikastolas continua a ser um motor indispensável do ensino em euskara.

A vitalidade de festas como a Herri Urrats de domingo passado ou a festa da escola pública navarra do próximo dia 23 deixa claro que em Euskal Herria continua a haver muitos euskaldunes - ou simples euskaltzales - prontos a dar, com gosto, o seu tempo e o seu dinheiro ao euskara. Sem esse enorme caudal altruísta, de que é muito difícil encontrar exemplos similares noutros sítios ou noutras áreas deste mesmo país, teria sido impossível avançar na euskaldunização e na formação das duas últimas gerações bascas.

Podia ser tudo muito mais fácil se as instituições do país tratassem o euskara como a riqueza imensa que é, e nem falemos já do que poderia ser se existisse uma instituição nacional basca ou, pelo menos, um quadro legal único para o euskara nos seus sete herrialdes. Contudo, a fragmentação dos territórios e a insensibilidade - quando não fobia - dos mandatários de turno continua a ser uma pedra tumular para qualquer avanço.

Por isso, a luta em prol do euskara tem duas facetas que devem necessariamente complementar-se: a da solidariedade festiva de domingo em Senpere e a da imprescindível mobilização do próximo sábado em Iruñea, a da festa e a da reivindicação, a da ajuda ao euskara e a da exigência dos direitos dos euskaldunes, a da iniciativa popular e a da demanda institucional.
Fonte: Gara

Ver também nota da Ezker Abertzalea:
«Por uma Euskal Herria euskaldun, no dia 15 de Maio todas e todos a Iruñea!»
"A situação que o euskara vive é consequência de décadas de opressão. Em virtude da negação e divisão que o nosso povo sofre, o euskara está condenado a desaparecer ou a sobreviver numa situação de inferioridade. Deparamos, em cada comarca, com situações diferentes; enquanto em algumas zonas o euskara não é reconhecido como língua oficial, noutras encontra-se subordinado, por lei, ao espanhol ou ao francês, tendo um estatuto de língua de segunda classe."