terça-feira, 18 de maio de 2010

Em Altsasu, primeiro Gaztetxe Egun Nazionala no sábado


A coordenadora das assembleias juvenis e gaztetxes de Euskal Herria organizou para o próximo sábado, 22 de Maio, o primeiro Gaztetxe Egun Nazionala [Jornada Nacional dos Gaztetxes] no município navarro de Altsasu. No sábado passado, representantes da coordenadora deram uma conferência de imprensa no gaztetxe [centro juvenil] desta localidade de Sakana para anunciar a convocatória, na qual «faremos a apologia da autogestão e da assembleia», que, no seu entender, representam os dois pilares em que assentam as alternativas que oferecem à juventude de Euskal Herria.

Estes representantes lembraram ainda que os gaztetxes e as assembleias juvenis se encontram profundamente arreigadas em Euskal Herria, desde que, nos anos 80, milhares de jovens bascos iniciaram a luta pela ocupação de locais que se viriam a transformar em gaztetxes autogeridos. Salientaram também o facto de que essa realidade, em que são os próprios jovens a encontrar respostas para os seus problemas e a apresentar alternativas em assembleia e por via da autogestão, continua intacta em Euskal Herria, apesar de todos os entraves que têm de enfrentar.
Com o seu trabalho, realçaram, contribuem para a criação de um outro tipo de sociedade, longe do consumismo que, no seu entender, o actual sistema capitalista e patriarcal promove.

No Gaztetxe Egun Nazionala, que terá início às 11h da manhã e se prolongará até de madrugada com múltiplas actividades, para miúdos e graúdos, vão então procurar mostrar «as alternativas que criamos nas nossas fábricas de sonhos».
Fonte: Gara