terça-feira, 25 de maio de 2010

Mandado de detenção europeu: apelo à mobilização


Após a notificação de um mandado de detenção europeu (MDE) contra zuberotarra Aurore Martin, partidos políticos e sindicatos deram uma conferência de imprensa no sábado passado para chamar a atenção para este caso.

Os partidos abertzales AB, EA e Batasuna, os sindicatos LAB e Sud, bem como o sindicato agrícola ELB, a secção do NPA de Angelu, o colectivo Autonomia Eraiki e as associações CDDHPB e Anai Artea fizeram um apelo à mobilização em frente ao Tribunal de Pau, hoje, às 10h, onde o MDE vai ser examinado.

Aurore Martin tinha sido abordada e colocada sob custódia das autoridades por causa de um antigo caso relacionado com a recusa em fazer testes de ADN durante uma outra detenção. Os gendarmes «aperceberam-se» então de que havia um mandado de detenção europeu contra a jovem, emitido pelo juiz espanhol Baltasar Garzón, em Julho de 2009.

Na sequência da detenção de um grande número de membros da esquerda abertzale que faziam parte da direcção do Batasuna (partido político ilegalizado no Estado espanhol), militantes deste partido no País Basco Norte, entre os quais A. Martin, tinham sido notificados para comparecer na Audiência Nacional de Madrid. Três deles recusaram-se a ir a Madrid e foi então, em Julho do ano passado, que o juiz Garzón emitiu o mandado.

«Crime político»
Para a Askatasuna, a aceitação do MDE contra A. Martin seria um primeiro passo com vista à «ilegalização de movimentos» no Estado francês. A Anai Artea afirmou: «Não podemos deixar andar, porque isso seria deixar a porta aberta às perseguições da Justiça espanhola contra militantes de Ipar Euskal Herria». Para X. Larralde, do Batasuna, o «crime» de que a acusam é «político», já que é responsabilizada por «reuniões, conferências de imprensa e a organização de manifestações.» Para o NPA, desde 2001 a União Europeia adoptou medidas antidemocráticas ao abrigo da luta antiterrorista e o partido exige «o restabelecimento das liberdades colectivas e individuais.»

Giuliano CAVATERRA
Fonte: le journal du Pays Basque-EHko Kazeta

Adenda: De acordo com a kazeta.info, a decisão sobre o mandado europeu emitido contra a membro do Batasuna Aurore Martin foi adiada para dia 1 de Junho.
Em relação aos jovens detidos em Lapurdi no dia 6 de Maio, o Tribunal de Pau aceitou o mandado emitido contra Gaizka Likona, Karlos Renedo e Asier Coloma. Olatz Izagirre só conhecerá a decisão no dia 8 de Junho, uma vez que o tribunal requereu mais informação. Trata-se de jovens que a Guarda Civil e a Polícia espanhola tentaram deter no âmbito da operação contra a juventude independentista basca levada a cabo em Novembro de 2009.