quinta-feira, 13 de maio de 2010

Parlamentares europeus recebem os representantes da GaztEHerria


O Parlamento europeu abriu as portas, nesta terça-feira, aos representantes da GaztEHerria, que foram recebidos por eurodeputados de distintos países e grupos políticos. Num momento em que o Estado espanhol ocupa a presidência da União Europeia, os jovens bascos fizeram saber que os direitos civis e políticos são violados em Euskal Herria e que por isso participarão na manifestação que irá ter lugar em Bruxelas no próximo dia 29 de Maio.

A iniciativa GaztEHerria deu um passo importante para dar a conhecer a realidade da juventude basca no âmbito da União Europeia. Os porta-vozes Andoni Rojo e Itxaso Cuevas reuniram-se durante todo o dia com eurodeputados e grupos políticos de distintos países e ideologias.

Os promotores do organismo criado para unir forças no movimento juvenil a favor da independência tiveram a oportunidade de partilhar impressões com organizações do Chipre, da Suécia, da Escócia e até com a eurodeputada do PNV, Izaskun Bilbao.

Na crónica enviada à comunicação social, disseram que a jornada se iniciou com um encontro com Bilbao, a quem expuseram o projecto da GaztEHerria e com quem conversaram sobre a situação política em Euskal Herria. Depois tiveram uma reunião com o eurodeputado irlandês Joe Higgins, que faz parte do grupo da esquerda no Parlamento.

Na parte da tarde, acompanhados por dois representantes do Sinn Féin, estiveram com membros do Partido Comunista de Chipre, AKEL. Segundo referiram, os representantes da formação cipriota manifestaram um grande interesse pela realidade basca e ao mesmo tempo tiveram oportunidade de conhecer a sua situação. Os membros do AKEL mostraram-se também disponíveis para manter relações mais estáveis no futuro.

Friendship e Bové
A ronda de contactos terminou com a recepção por parte dos membros do Friendship e com a reunião com o eurodeputado francês do partido EFA, José Bové, com quem falaram sobretudo de Ipar Euskal Herria e da responsabilidade do Estado francês.

O Friendship é composto por uma dezena de eurodeputados de países como Irlanda, Escócia, Suécia, Alemanha, Letónia, Flandres, Córsega, Gales, Catalunya e Roménia. Nos últimos meses realizaram várias declarações de apoio a um processo de resolução em Euskal Herria. Na sequência da declaração realizada em Novembro do ano passado em Altsasu pela esquerda abertzale, os eurodeputados que fazem parte deste grupo, surgido há quatro anos, compareceram na sede da UE e saudaram «calorosamente» a iniciativa.
Segundo realçaram, o passo dado pela esquerda abertzale podia desembocar num processo de solução, e incitaram as instituições europeias a agirem em consonância com a moção aprovada em Outubro de 2006 a favor de um processo de paz. Em Fevereiro, avaliaram também de forma positiva o documento «Zutik Euskal Herria» da esquerda abertzale e pediram ao Governo espanhol que «actue com responsabilidade».

Prossegue a ronda de contactos à espera da manifestação
As reuniões entre os promotores da GaztEHerria e organizações, partidos e eurodeputados prosseguem hoje [ontem]. Na segunda-feira estiveram no Parlamento da Flandres e com membros do partido N-VA. A visita a Bruxelas dos representantes desta nova iniciativa, que pretende aglutinar o movimento juvenil basco a favor da independência, ocorre poucas semanas antes da manifestação que ali se irá realizar em defesa dos direitos civis e políticos da juventude basca. A convocatória foi feita no passado mês de Abril por organizações juvenis internacionais em resposta à operação policial massiva levada a cabo em Novembro.
Fonte: Gara