domingo, 30 de maio de 2010

«Umore beltza»: Basagoiti ameaça o EA, insulta Currin e anuncia uma «trégua farsa» da ETA


Basagoiti desafiou no sábado o Governo espanhol a intensificar a repressão no caso de a ETA decretar uma «trégua farsa». O líder do PP na CAB também ameaçou o EA e insultou o mediador sul-africano Brian Currin. Rubalcaba respondeu-lhe de Itália que não sabe de nada.

O presidente do PP na CAB, Antonio Basagoiti, anunciou no sábado que a ETA poderia declarar uma trégua «nas próximas semanas», tendo avançado como data o mês de Julho. Na entrevista concedida à agência Europa Press, Basagoiti insistiu especialmente nas eleições de Maio do ano que vem e afirmou que o PP está a fazer «tudo o que pode» para impedir que a esquerda abertzale possa participar.

Segundo afirmou, a ETA pretenderia anunciar uma «trégua farsa, que estará preparada para se colar às eleições e para sair da debilidade dos comandos e da debilidade política, para voltar a ganhar alento».

Basagoiti desafiou o Governo espanhol a intensificar a repressão. O Estado de Direito não pode dar tréguas, que fiquem a saber que não vão poder apresentar-se às eleições e que não vão mexer num ponto ou numa vírgula da Constituição e do Estatuto».

Neste sentido, não teve pejo em ameaçar o Eusko Alkartasuna. «Pode meter-se em trabalhos com a Justiça. O PP está a fazer tudo o que pode para que a Lei de Partidos não apresente nenhum vazio ou resquício capaz de deixar passar um membro da ETA, por mais que faça cara de bonzinho e por mais amigos que leve nessas listas», afirmou.

Basagoiti insistiu que «vamos dar tudo por tudo. Eu não sou contra o EA, porque é um partido democrático, mas sim contra a ideia de que a ETA chegue a qualquer instituição, e não por obsessão, mas porque, se conseguirmos que não concorra às eleições, a crise será tal que poderemos estar perante o fim da ETA».

Para além disso, em alusão à declaração de Bruxelas subscrita por importantes mediadores internacionais que participaram em resoluções de conflitos, o líder do PP referiu-se expressamente ao advogado sul-africano Brian Currin, acusando-os de ser «uns desavergonhados. Isso nunca foi dito, mas é gente que está a juntar umas boas massas defendendo um grupo terrorista e o seu braço político». «Tipos como Currin deviam baixar a bola, deixar de fanar o dinheiro da dor causada pela ETA e perceberem aquilo que pretende, que é Espanha e Euskadi».

Irrelevante para as eleições
O ministro do Interior español, Alfredo Pérez Rubalcaba, não demorou a responder a Basagoiti. No final da reunião dos responsáveis do Interior do G6 europeu, que se realizou na localidade italiana de Varese, assegurou não ter «qualquer informação, nem que vai haver nem que vai deixar de haver». Sobre as eleiçõs, afirmou que, com trégua ou sem ela, é «irrelevante». «Às eleições aprsenta-se quem cumpre as regras e isso não tem nada a ver com o facto de haver trégua ou não. Portanto, nem possuo informações nem tem nada a ver», acrescentou.
Fonte: Gara