quarta-feira, 26 de maio de 2010

Hodei Ijurko: absolvido na questão da recusa das amostras de ADN


Um tribunal navarro absolveu o preso político basco Hodei Ijurko na questão da recusa das amostras de ADN, que se negou a dar à Polícia depois de ter sido detido em Iruñea durante uma greve geral.
De acordo com a sentença, a recusa em fornecer amostras de ADN, bem como em fazer provas caligráficas, está assegurada pelo artigo 24.2 da Constituição espanhola, que refere o direito de todo o arguido a não se dar como culpado e a não fornecer provas que o incriminem.
Esta sentença contradiz o critério de um outro tribunal de Iruñea que recentemente condenou dois jovens de Lizarra (Nafarroa) a seis meses de prisão por se terem recusado a fazer testes de ADN. Vão recorrer da sentença.
Absolvido por um delito de dano
Por outro lado, Hodei Ijurko foi absolvido de um delito de dano, de que era acusado por agentes da Polícia Municipal; na versão destes, Hodei teria causado diversos estragos durante uma jornada de greve e que a acusação enquadrava na categoria de delito. O tribunal não o entendeu dessa forma, pelo que Hodei não verá a sua pena aumentada. Terá, no entanto, de pagar uma multa de 400 euros por ter causado estragos em duas cabines telefónicas e, ainda, uma indemnização à Telefónica no valor de 251,06 €.
Fonte: apurtu.org

Baztan: denunciam presença policial asfixiante
O Movimento pró-Amnistia afirmou que, nas últimas semanas, a presença da Guarda Civil em terras de Baztan (Norte de Nafarroa) tem sido frequente e abundante. «Há inúmeros pontos de controlo, onde as pessoas são retidas, identificadas e interrogadas. Nos montes circundantes também instalam pontos de controlo. Têm andado especialmente em Erratzu e Auza», afirmou o Movimento pró-Amnistia.
Controlos rigorosos em Altsasu no sábado passado
No sábado passado, realizou-se em Altsasu o Gaztetxe Eguna, e a Guarda Civil efectuou controlos em todas as entradas da localidade, identificando toda a gente que se dirigia para a festa a favor do movimento okupa.
Fonte: apurtu.org

A Ertzaintza entrou na herriko taberna de Andoain para retirar fotos de presos bascos
Os agentes entraram hoje de manhã na herriko taberna Irunberri, em Andoain (Gipuzkoa), com o objectivo de retirar fotos de presos bascos. Entraram assim que o estabelecimento abriu, por volta das 11h. Também levaram a foto do antigo militante da ETA Jon Lizarralde Tripas - que foi morto há alguns anos.
Os Ertzainas identificaram ainda três pessoas: o empregado da Irunberri, uma pessoa que ali se encontrava e, no exterior, uma pessoa que estava a levar as fotos.
Fonte: Berria

A lesakarra Ainara Fresneda, em liberdade
A presa lesakarra Ainara Fresneda Etxeberria foi posta em liberdade no sábado passado, dia 22 de Maio, depois de ter cumprido cinco anos de prisão. Saiu de manhã da prisão de Dueñas (Palência) e ao meio-dia recebeu um ongietorri à porta da sua casa. Familiares e amigos não quiseram perder a oportunidade de lhe dar um abraço; também dançaram um aurresku em sua honra. Depois, ainda se juntaram à mesa para um pequeno repasto.
Fonte: askatu.org