domingo, 16 de maio de 2010

«Euskaraz bizi nahi dugu!» Milhares de pessoas manifestaram-se em Iruñea pelo direito a viver em euskara

Milhares de navarros reivindicaram ontem, em Iruñea, o direito a viver em euskara numa manifestação gigante convocada pelo Kontseilua e cujo lema era «euskaraz bizi nahi dut» [quero viver em euskara]. A mobilização partiu dos Cinemas Golem e, depois de percorrer várias artérias da capital navarra, terminou na Gaztelu Enparantza.

Ali, o secretário-geral do Kontseilua, Paul Bilbao, leu um comunicado no qual se afirma «ser necessário um estatuto jurídico adequado para o euskara» e que o desequilíbrio «no reconhecimento dos direitos e deveres dos cidadãos atenta contra o princípio de igualdade.» Defendeu ainda que o euskara, para além de «língua natural, deve ser prioritária em virtude da sua situação menorizada», e que isso deve implicar o seu reconhecimento como «língua oficial». «Ao mesmo tempo», afirmou, «é necessário promover a obrigatoriedade do seu conhecimento, de forma a garantir a sua universalização».

Paul Bilbao, secretário-geral do Kontseilua (euskaraz)

Paul Bilbao, secretário-geral do Kontseilua (em castelhano)

Fonte: nafarroan.com

Ver também:
«Milhares de pessoas vem para as ruas de Iruñea (Pamplona) defender o direito a viver em euskara em Nafarroa», em kaosenlared.net

Foto (via Gara)
-
Mais fotos: ekinklik argazkiak via lahaine.org