segunda-feira, 24 de maio de 2010

Nafarroa: homenagem às vítimas do franquismo e ataque «fascista»


Ezkaba, 72.º aniversário
Forte de San Cristóbal, acto comemorativo da fuga de 1938

Asociación Txinparta * E.H.
No domingo, o monte Ezkaba voltou a ser o palco da homenagem às vítimas da repressão franquista.
No Forte de San Cristóbal, realizou-se um emotivo acto para assinalar o 72.º aniversário da fuga dos prisioneiros. Ali, juntaram-se dezenas de familiares, convocados pela Asociación Txinparta e pela Asociación de Familiares de Fusilados de Nafarroa.
Placa em Ansoain
No sábado, foi colocada uma placa no cemitério de Ansoain na qual se podem ler os nomes dos 20 presos que morreram no Forte e que ali foram enterrados.
http://fuertesancristobal-txinparta.blogspot.com/

Nem esquecimento nem perdão! Memória, dignidade e luta!
Fonte: SareAntifaxista

Eraso faxista / Ataque fascista em Iruñea
Um grupo de fascistas destroem a exposição da Ekologistak Martxan, que foi inaugurada na sexta-feira na San Frantzisko plaza (Iruñea).

Iruñea * E.H.
Na sexta-feira passada, a Ekologistak Martxan inaugurou a exposição «Ciudad y cambio climático» na plaza San Francisco. Ao que parece, nessa mesma noite e segundo testemunhas oculares, um grupo de nazi-fascistas entrou nas tendas e destruiu o que havia no interior. Antes de se irem, desenharam uma suástica no chão.
Apesar desta agressão «fascista», o colectivo garantiu que irá manter os actos que estavam programados.
Estes factos, destaca a associação, vêm juntar-se a «outras agressões levadas a cabo por elementos fascistas nos últimos meses em Nafarroa», que têm como alvo movimentos sociais e marcos relacionados com a memória histórica, entre outros.
A Ekologistak Martxan denuncia «estas agressões contra a liberdade de expressão e os movimentos sociais», que «denotam um maior arrojo por parte de elementos fascistas e da extrema-direita, particularmente em Nafarroa e alimentados pela impunidade com que os seus autores agem».