sexta-feira, 28 de maio de 2010

Garantia de liberdade


Tic-tac. Tic-tac. O tempo corre contra ti e não há nada que o possa impedir. Os minutos, as horas e os dias passam sem marcha atrás.

Nesta encruzilhada encontram-se 18 donostiarras. Não é pela sua idade, só têm entre 20 e 28 anos. Também não sofrem de nenhuma doença que ponha em risco a sua vida, mas andam há meses a tentar aproveitar ao máximo cada momento. Desfrutam de cada passeio pelo monte ou pela praia como se fosse o último, os seus abraços e saudações são cada vez mais efusivos, pois são testemunhas da forma como o calendário corre contra eles. No final do mês que vem irão sentar-se no banco dos réus da Audiência Nacional e sobre todos eles paira um pedido de oito anos de prisão.

Infelizmente, não são só estes donostiarras que vislumbram a prisão. Logo chegará a vez dos de Oarsoaldea, Iruñerria... Um balanço dado a conhecer recentemente indicava que desde 19 de Janeiro de 2006, data em que o Supremo Tribunal criminalizou a Jarrai-Haika-Segi, praticamente todas as semanas um jovem independentista basco foi detido pelo seu trabalho político e social; a cada duas semanas, um deles denunciou ter sofrido torturas, e a cada semana e meia um foi encarcerado pela dita actividade.

A violação de direitos civis e políticos que a juventude basca padece não pode ser um problema que diga respeito apenas aos que a sofrem. A juventude é a coisa mais valiosa que qualquer povo tem, e mais ainda, se é que isso é possível, para aqueles que queiram ser donos do seu futuro. São muitas as pessoas que como Joxepa Arregi nos abandonam sem ver os seus sonhos cumpridos, mas fazem-no com a esperança posta nas gerações vindouras, as que hão-de continuar a traçar o caminho que os separa da liberdade.

Um caminho duro e custoso, mas que, com o aval e o apoio de todos os cidadãos, se tornará mais simples. No domingo um frontão repleto acarinhou os 18 donostiarras e no sábado o coração da Europa será testemunha de que no seu seio existe um povo que anseia pela liberdade.

Oihana LLORENTE
jornalista
Fonte: Gara