sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Deixem Leitza em paz: mobilizações contra os ataques à localidade

Em Leitza (Nafarroa), os ataques contra os cidadãos não pararam, tendo aumentado nos últimos anos: o «teatro» da Maxurrenea, a criminalização da solidariedade com os presos políticos e a campanha mediática envenenada, a tentativa de incriminar o autarca, detenções e acosso aos jovens... Para mencionar um dado: só num ano 12 jovens da terra foram intimados a depor em Madrid ou em Iruñea.

Para os cidadãos de Leitza, o objectivo de todos estes ataques é triplo: «aniquilar a forma de ser deste povo, especialmente ao atacarem a juventude da localidade; criminalizar a solidariedade com os presos; e criar obstáculos à concretização da mudança política que se está a dar em Euskal Herria».

No entanto, em Leitza não estão preparados para aceitar esta situação, e foram organizadas diversas mobilizações para manifestar solidariedade aos processados da localidade.
• 2 de Dezembro, às 20h00: sessão de Câmara especial.
• 11 de Dezembro, às 13h00: manifestação a partir da Herriko plaza.
• 12 de Dezembro, às 10h00: concentração em frente ao Tribunal de Iruñea. / Fonte: ateakireki.com

«A AN espanhola arquiva a causa aberta contra o autarca de Leitza» (Gara)
A AN arquivou o processo em que Oier Eizmendi, autarca de Leitza, se encontrava imputado, na sequência do arranque das festas da localidade, em que os presos políticos não foram esquecidos, nem a denúncia da política penitenciária.