Junto ao Monumento aos Foros e nas vésperas de que se cumpra o V centenário da conquista de Navarra, a Orreaga Fundazioa irá realizar neste sábado, dia 3, o acto central do Nafarren Biltzarra, que pretende «reivindicar o espírito da Navarra real e demonstrar que a nossa cultura e língua estão vivas».
Face «aos actos oficiais e vazios» do Dia de Navarra, este colectivo assinala a jornada com uma «vistosa» kalejira, que partirá às 11h30 da Praça do Município e irá percorrer a Alde Zaharra até chegar a Sarasate, onde Joxe Manuel Alemán lerá um manifesto.
A 14.ª edição do Nafarren Biltzarra, que tem por lema «Contra as mentiras, defenderemos a casa dos nossos antepassados», foi apresentada na terça-feira pelo presidente da Orreaga Fundazioa, Xabier Irisarri, que recordou que em 2012 se cumprem 500 anos da conquista de Navarra. «Nestes cinco séculos cobriram com mentiras e dissimulações a conquista e as tentativas de recuperação do Reino de Navarra e da sua independência ocorridas naqueles anos. A repressão, o sofrimento...», afirmou Irisarri, que acrescentou que «ainda há muita gente que não conhece a verdadeira história do nosso povo». / Ver notícia completa: Diario de Noticias via Sanduzelai Leningrado
No 7Katu Gaztetxea: Euskaraz bizi nahi dut! Quero viver em euskara!
Associando-se ao programa de quatro dias (de 1 a 4 deste mês) que irá assinalar em Bilbo as comemorações do Dia Internacional da Língua Basca/Euskararen Nazioarteko Eguna (3 de Dezembro), o 7Katu Gaztetxea, que fica no coração da Alde Zaharra, organizou, em colaboração com a plataforma Euskal Herrian Euskaraz, um programa repleto de actividades «da idade da pedra» - pois a língua é muito, muito antiga e muito, muito enigmática. Mas nada cavernosa! Cavernosos são os fatxas que tudo têm feito para impedir que ela se desenvolva e dissemine.
Destaque para a Kaberna-jira pela Alde Zaharra (2 de Dezembro às 19h00) e para o BertsoKabernAfaria, com início às 21h30 no 7Katu e em que participam os bertsolaris Oihana Bartra e Potxis.
BertsoKabernAfaria (7Katu)
Vamos tirar os primitivos da caverna! / Notícia completa: Bilbo Branka