quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Uxotegi Gaztetxea: comunicado, notas de esclarecimento e notícias sobre processo judicial

Chamamos a atenção para o comunicado e as notas de esclarecimento importantes que o UXOTEGI gaztetxea emitiu recentemente, na sequência de notícias veiculadas por certa comunicação social. Uma casa pode estar abandonada vinte anos que ninguém dá por isso, mas, se um grupo de jovens tentar fazer algo de construtivo e dinâmico com ela, alto e pára o baile! Lá vêm os interesses da proprietária ausente e desinteressada... e os crimes cometidos pelos terríveis okupas anti-establishment!

«Ibazeta diz à juíza que foi um "mediador" junto dos okupas» (SareAntifaxista)
Por incrível que pareça, o secretário do autarca de Donostia, Josetxo Ibazeta (Bildu), teve de ir depor a tribunal como imputado e negar qualquer responsabilidade na okupação do edifício situado na Alde Zaharra donostiarra. No seu depoimento, afirmou ter-se limitado a agir como «mediador» entre o movimento de okupação e a Guarda Municipal, que tentava impedir que os jovens entrassem na casa.
O autarca de Donostia, Juan Karlos Izagirre, disse não entender por que razão o seu secretário teve de depor como acusado, quando agiu às ordens da Câmara, expressou a sua «solidariedade» a Ibazeta e afirmou que acontecimentos desta natureza seriam «um escândalo» numa cidade governada por outro partido político. Disse ainda que a sua equipa municipal irá continuar a apoiar os «trabalhos de intermediação» porque «a época da confrontação tem de desaparecer».

«A juíza pede à CM de Donostia que lhe envie "imediatamente" a informação do Uxotegi» (Gara)