quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Absolvidos os seis jovens de Hernani acusados de pertencer à Segi

Em Setembro último, a Audiência Nacional espanhola julgou dez jovens de Hernani e Urnieta (Gipuzkoa) que o MP acusava de pertencer ao movimento juvenil Segi.

Quatro deles foram absolvidos por falta de provas (Antton Zabala, Txaber Zabaleta, Mikel Garcia e Arkaitz Telleria); para os outros arguidos (Asier Olano, Ekhi Oñate, Iñigo Alzelai, Aitzol Arrieta, Egoitz Balerdi e Jon Ezeiza), o MP pediu penas de seis anos de prisão.
Hoje, ficou-se a saber que o tribunal especial decretou a absolvição de todos eles, tal como fora solicitado pelos advogados de defesa.

Durante o julgamento, sete dos jovens afirmaram ter sofrido maus tratos e torturas no período em que permaneceram incomunicáveis, e alguns negaram mesmo ter pertencido à Segi.
Em tribunal, a Defesa salientou o facto de o principal elemento acusatório formulado contra os jovens serem os depoimentos realizados por estes enquanto se encontravam incomunicáveis.

Oito dos arguidos foram detidos numa operação levada a cabo pela Polícia espanhola a 31 de Março de 2009; os outros dois apresentaram-se às autoridades por sua iniciativa. / Fonte: naiz.info e Berria

Hatortxu Rock 14: festival pelos direitos dos presos políticos

Dias 28 e 29 de Dezembro, em Atarrabia (Nafarroa). Zatoz! Vem! / Fonte: turrune / Mais info: hatortxurock.org

O Herrira organiza uma exposição de banda desenhada em Iruñea
A Mobilização Geral Popular de 12 de Janeiro está a receber apoios e contributos das mais variadas áreas. Agora, foi um grupo de 18 desenhadores que reuniram as suas obras numa mostra colectiva sobre presos e política penitenciária.
A exibição está patente na Zabaldi (Nabarreria 25, Iruñea) de 17 a 31 de Dezembro, das 12h00 às 14h00 e das 18h00 às 21h30. No dia da abertura, haverá um acto de apresentação às 19h30 com a presença de alguns dos autores.

Na exposição podem ser vistos trabalhos de Abarrots, Adur Larrea, Alatz Lopez, Amaia Ballesteros, Asisko Urmeneta, Axpi, Dani Fano, Exprai, Iñaki Holgado, Jokin Larrea, Joseba Larratxe, Kako, Lope, Martintxo Altzueta, Mattin, Tasio, Zaldi Eroa e Mikel Orbegozo. Deste último, preso político do bairro donostiarra de Intxaurrondo, estarão presentes várias vinhetas incluídas na obra que publicou em Dezembro de 2010, a banda desenhada Preso nago (edição da Ataramiñe).

Exposição virtual e aberta
A mostra também pode ser visitada através da página da manifestação de Bilbo (www.urtarrilak12.com) a partir de 18 de Dezembro, e o Herrira incentiva todos os desenhadores e ilustradores a contribuir para a exposição. Para enviar os trabalhos - antes de 12 de Janeiro -, utilizar o endereço referido na página. / Fonte: ateakireki.com