domingo, 9 de dezembro de 2012

Solidariedade com os «tartalaris» em Baiona

O Mugitu! realizou ontem uma acção informativa em Baiona para mostrar o seu repúdio pelo projecto do TGV e apoiar os quatro membros deste movimento de desobediência civil que em Outubro de 2011 atiraram três tartes à presidente de Nafarroa, Yolanda Barcina, como forma de protesto.

Durante a acção, que decorreu no âmbito da terceira jornada de mobilizações contra «Grandes Projectos Inúteis e Impostos», meia centena de pessoas, membros do Mugitu! e da coordenadora de associações de Ipar Euskal Herria contra a nova linha do TGV, apresentaram de forma simbólica uma tarte de merengue frente à casa de René Cassin, um dos redactores da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

De acordo com a informação veiculada pela agência Efe, Mikel Álvarez, membro do Mugitu!, lembrou que o «tarteamento» de Barcina foi «uma acção cómica de protesto, que não tem grandes consequências legais na maior parte dos países europeus».

Contudo, para a justiça espanhola a acção de «tarteamento», ocorrida a 27 de Outubro de 2011, quando Barcina presidia em Toulouse ao conselho plenário da Comunidade de Trabalho dos Pirinéus, é um «atentado à autoridade» e pode ser punido com penas que vão dos seis aos nove anos de prisão.

Para denunciar esta situação, Álvarez fez um apelo à solidariedade contra o que considerou «uma vingança política» do Governo de Nafarroa, que, em seu entender, procura «um castigo exemplar e vingativo» na Audiência Nacional espanhola. / Fonte: Gara