sábado, 15 de dezembro de 2012

Fórum de Baiona: eleitos de Ipar Euskal Herria comprometem-se a promover o diálogo entre agentes políticos

Os eleitos de Ipar Euskal Herria que participaram no Fórum de Baiona manifestaram a sua decisão de promover o diálogo entre agentes políticos. Instam Madrid e Paris a dialogar com a ETA sobre as consequências do conflito e o desarmamento.

A última das mesas-redondas em que participaram representantes dos partidos que estiveram na Conferência de Aiete incidiu no bloqueio que os dois estados mantêm e na política de «seguidismo» de Paris em relação à política de Madrid.

Todos consideram que o conflito basco também diz respeito ao Estado francês, por mais que este o pretenda apresentar como um «problema de Espanha».

Entre os elementos-chave para fazer avançar o processo, salientaram a necessidade de o explicar à sociedade, consciencializando-a, e de encontrar uma saída urgente para a questão dos presos, destacando em particular, como passo imediato, a aproximação e a libertação dos presos doentes e daqueles que estão em condições de aceder à liberdade condicional.

Também consideraram extremamente importante que o Governo francês oiça o pedido de uma colectividade territorial específica para Ipar Euskal Herria [País Basco Norte], projecto em torno do qual se alcançou um consenso nunca antes visto. / Arantxa MANTEROLA / Ver: naiz.info e Gara / Ver também: Berria

Fotos: Baionako Foroa (naiz.info / Berria)

Declaração final do Fórum de Baiona (fra)