terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Nafarroa Bizirik: «Em busca de um lugar na memória»

«Estava na hora de resgatar a nossa história ao silêncio»

Trailer do documentário Memoria gune baten bila / En busca de un lugar en la memoria, que será apresentado no dia 22 de Dezembro no Pavilhão Anaitasuna, em Iruñea.

Para as pessoas que estão a trabalhar na iniciativa 1512-2012 Nafarroa Bizirik, este ano que agora termina foi especialmente intenso. E não só pelo ritmo frenético das actividades que desenvolvemos, mas também pelo turbilhão de emoções que elas nos transmitiram.
Podemos dizer que alcançámos o objectivo principal da Iniciativa. A visão que nestes últimos anos teve o sobrenome de «oficial» ficou inteiramente desmontada, sem argumentos. Mostrámos que aqueles que defendiam a teoria da «união entre iguais» estavam a fazer uma utilização política da nossa História. Por outro lado, sublinhámos que as consequências da conquista de 1512 continuam vigentes entre nós.

É óbvio que, neste sentido, há ainda muito trabalho para fazer - por exemplo, ao nível da percepção e do tipo de adesão que nos gostaria que as novas gerações tivessem para com a nossa História. / Continuar a ler em: Nafarroa Bizirik