
Já no sábado, por volta do meio-dia, teve lugar na Praça de San Francisco, em Iruñea, o acto de encerramento do «jejum desobediente contra o TGV» que durante três semanas percorreu, sucessivamente, a Bizkaia, Gipuzkoa e Nafarroa. Desafiando temperaturas próximas dos 0º C, cem pessoas reuniram-se para apoiar os participantes.
O acto contou com a participação do grupo de dantzas Harizti Taldea, de Barañain, e da conferencista Grislanda Margina, que parodiou a política de Yolanda Barcina e da sua equipa de governo, na «sua louca corrida pelo desenvolvimento do TGV». Depois, a jornalista e escritora Edurne Elizondo leu o texto da sua autoria que ao longo destas três semanas acompanhou o testemunho do jejum, «Lurmalko», obra do artista arribetarra Juan Gorriti.
Seguiu-se um aurresku e, ainda antes do caldo reconfortante que ajudou os presentes a aquecer, um dos jejuantes fez uma alocução em nome de todos.
Manifestação em Durango
A coordenadora AHT Gelditu Elkarlana convocou uma manifestação contra o TGV para o dia 7 de Dezembro, às 17h30, em Durango (Bizkaia). Terá início na esplanada do recinto da Feira do Livro e do Livro Basco, com o lema «Krisiari aurre egin: AHT gelditu» [Fazer frente à crise: parar o TGV]. / Fonte: ateakireki.com e lahaine.org / Fotos: Acto final do jejum contra o TGV (ekinklik.org)
Entrevista: «La Haine entrevista a los ayunantes contra el TAV en Nafarroa» (lahaine.org)
Hoy terminan las 3 semanas de ayuno desobediente que ha organizado Mugitu! Mugimendua en Bizkaia, Gipuzkoa y Nafarroa. / Desde La Haine hemos tenido la oportunidad de charlar con los ayunantes.