quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A reivindicação da liberdade de Kitxu vai chegar à prisão de Valhadolide

O comité do Herrira de Itzubaltzeta/Erromo preparou diversas iniciativas para o período natalício. Uma delas é a viagem de autocarro, no dia 23 de Dezembro, até ao cárcere de Villanubla (Valhadolide), para que Iñaki Gonzalo Casal, Kitxu, que ali se encontra preso, oiça os seus conterrâneos. Parte às 8 da manhã da Sabeco, em Erromo; é necessário fazer marcação (na Branka herriko taberna).

O antigo jornalista da Getxo irratia e da Egin irratia foi preso no dia 25 de Outubro de 1994 na Bizkaiko Zubiko plaza, em Areeta, juntamente com Andoni Muñoz (Urduliz, Bizkaia) e Iñigo Otazua, Oti, e Angel Figueroa (Algorta, Bizkaia). Acusado, como os restantes, de pertencer ao comando Lanbroa, Kitxu foi condenado a 30 anos de prisão. Escreveu vários livros na prisão.

Programa:
23 de Dezembro: 8h00, autocarro para o Kitxu nos ouvir em Valhadolide, com partida da Sabeco.
24 de Dezembro: 20h30, desfile do Olentzero pela localidade, a partir da Branka.
28 de Dezembro: 20h00, concentração da última sexta-feira do ano.
31 de Dezembro: 20h30, brinde pelo Ano Novo sem Presos e Refugiados, na esquina das ruas Gobelondo e Aurrezki Kutxa.
Kitxu askatu! Preso eta iheslariak herrira! / Fonte: ukberri.net via algortaHerrira

Concentração frente à sede do PP
Como todas as segundas-feiras, anteontem à tarde realizou-se uma concentração frente à sede do PP em Iruñea, na qual se juntaram 88 pessoas. Na semana anterior tinham-se reunido 69 pessoas. Reivindicaram o direito dos presos políticos bascos a viver em Euskal Herria, exibindo faixas em que se lia: «La dispersión mata» e «Euskal Presoak eta iheslariak Herrira». / Fonte: ateakireki.com

«Força independentistas aderem ao Adierazpen Eguna convocado pelo Herrira» (naiz.info)
A Deputação de Gipuzkoa e representantes da Amaiur, Bildu, EH Bildu, Aralar, EA e a esquerda abertzale participaram no Adierazpen Eguna convocado pelo Herrira, através do qual mostraram a sua adesão à manifestação convocada para dia 12 de Janeiro em Bilbo pelos direitos dos presos políticos.