segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Terminou em Atarrabia o VI Congresso da organização estudantil Ikasle Abertzaleak

A Ikasle Abertzaleak (organização estudantil basca, de esquerda e abertzale) encerrou no sábado em Atarrabia (Nafarroa) o seu VI Congresso, um processo que arrancou em Janeiro deste ano e no qual participaram cerca de 700 militantes; destes, 150 aprovaram as conclusões no encontro que teve lugar na sexta e no sábado na localidade de Iruñerria.

Ao acto assistiram como convidados representantes de diversos organismos, como os sindicatos Sortzen e LAB, o Kontseilua, políticos da esquerda abertzale e do Bildu, o movimento juvenil Zukgua, o movimento Herrira, a Askapena e o Elkartzen.

A organização estudantil estabelece como seu principal objectivo a criação de uma Escola Nacional Basca (Euskal Eskola Nazionala), com um modelo educativo que seja um dos pilares da construção e do desenvolvimento de Euskal Herria e que, em simultâneo, garanta uma sociedade justa e igualitária.

A Ikasle Abertzaleak define-se como «um ferramenta» para se alcançar esse objectivo, como uma organização «revolucionária euskaldun, de esquerda e feminista, formada por estudantes» e que, partindo da realidade actual, trabalhará para a mudar. / Fonte: Gara