sábado, 22 de dezembro de 2012

Aurore Martin: em duas horas 350 pessoas juntaram a fiança imposta pelo tribunal de excepção espanhol

Hoje de manhã, cerca de 350 pessoas expressaram a sua solidariedade com a militante do Batasuna: velhos e novos, eleitos, agentes sociais ou cidadãos comuns, todos quiseram contribuir para o pagamento da fiança imposta pela AN espanhola a Aurore Martin.

Em Donibane Garazi, cerca de 160 pessoas apareceram no bar Kalaka, e em Baiona cerca de 200 acorreram ao Pyrénées - a indicação dos locais tinha sido dada pelo Batasuna. Depois de depositada a fiança, a militante independentista saiu da prisão de Soto del Real (Espanha) por volta das 17h00 (hora de EH). / Ver: Berria

Resaka Sonora: «Aurore, herria zurekin!»

Marcha entre Galdakao e Bilbo para pedir a libertação de Txus Martin
Um conjunto de cidadãos de Galdakao e Basauri (Bizkaia) realizou uma marcha para pedir a libertação de Txus Martin, preso político basauriarra que se encontra gravemente doente. O primeiro grupo de pessoas partiu de manhã de Galdakao; depois, em Basauri, juntou-se-lhes um outro grupo. Juntos, fizeram o caminho até Bilbo, mais precisamente à Câmara Municipal da capital biscainha. Participaram também na iniciativa pessoas de outras localidades da região de Hego Uribe e de Bilbo.

Txus askatu! [acto em castelhano e euskara]

Depois, da Câmara Municipal, partiram em manifestação, com o lema «Pausoz pauso etxera ekarri arte!», até à Praça Elíptica, onde um acto pôs fim à iniciativa. / Mais informação: BilboBranka

Acção dos Pilotariak a favor dos presos na Feira de São Tomás, em Bilbo
Os Pilotariak, colectivo de apoio aos presos políticos bascos, protagonizou ontem em Bilbo uma nova acção a favor dos presos e dos refugiados. Aproveitando o dia de São Tomás, em que muita gente acorre à feira que se realiza no Arenal, colocaram faixas em ambos os lados da ponte do Arriaga em que se lia «Pilota mugitu! Preso eta iheslariak etxera!» [Mexe a bola! Os presos e os refugiados para casa!], e penduraram várias cadeiras vazias, em alusão aos presos doentes que ainda se encontram na prisão.

Em seguida, atiraram bolas de espuma com o slogan «Presoak etxera!» [Os presos para casa!] para o espaço da feira, reivindicando o repatriamento dos presos e divulgando o apelo à participação na manifestação de 12 de Janeiro. Trata-se de um grupo dinâmico, que de vez em quando nos lembra a todos a necessidade da amnistia e o fim da existência de presos e refugiados. / Fonte: boltxe.info e BilboBranka / Fotos: Pilotariak Santo Tomas egunean (BilboBranka)