domingo, 23 de dezembro de 2012

Quatro opositores ao TGV condenados a prisão domiciliária: programa solidário na Zabaldi

O movimento anti-TGV Mugitu! preparou um programa de actividades solidário com as quatro pessoas punidas com seis dias de localização permanente (antiga prisão domiciliária) e com o pagamento de 2600 euros ao Município de Zizur (Nafarroa), acusadas de realizar pintadas contra o TGV no dia 10 de Abril de 2010. O programa tem lugar na Zabaldi, Casa da Solidariedade (Navarreria, 25 / Iruñea), de 26 de Dezembro a 1 de Janeiro.
O colectivo afirmou que a sentença inclui uma indemnização de 2600 euros pelos gastos de limpeza, quando «se tratava de três pintadas realizadas a rolo no asfalto» semelhantes às das provas de ciclismo, «que não são alvo de castigo».
Recorde-se que, para denunciar este processo judicial, o movimento de desobediência civil contra o TGV já antes fizera um apelo «à realização de pintadas nas estradas de Euskal Herria, nos dias 18 e 19 de Abril de 2011», e lançara uma campanha de solidariedade com os arguidos, no âmbito da qual 352 pessoas se deram como culpadas no Tribunal de Iruñea. / Ver: Gara / Notícia mais desenvolvida: boltxe.info

Absolvidos os três acusados de pintar inscrições em Iruñea contra o TGV e a favor da greve geral
No dia 19 de Novembro, foram julgadas na Audiência Provincial de Iruñea três pessoas acusadas de realizar pintadas contra o TGV e a favor da greve geral - as inscrições apareceram no bairro de Errotxapea, em Iruñea, na antevéspera da greve geral de 29 de Março de 2012. Nelas, denunciava-se o esbanjamento de dinheiro na construção do TGV numa época de fortes cortes sociais. Algumas, nos escaparates de entidades bancárias, acusavam os bancos da prática de usura e de serem os grandes beneficiários da construção desta grande infra-estrutura.

Há alguns dias atrás, a AHT Gelditu! fez saber que os três arguidos foram absolvidos, depois de nenhum dos polícias locais de Antsoain e de Iruñea que efectuaram as detenções e que participaram no julgamento como testemunhas ter conseguido provar que os detidos eram os autores das pintadas. / Fonte: ateakireki.com