quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

«Onda verde» pela independência nas ruas de Durango

Dando sequência às iniciativas dos últimos anos, a Rede Independentistak convocou para hoje, dia da Constituição espanhola, uma manifestação para Durango (Bizkaia). Milhares de pessoas responderam à convocatória, reunindo-se nas imediações do recinto de Landako, de onde partiram por volta das 17h20.

Ao longo da manifestação, as txarangas, os trikitilaris e os txistularis amenizaram o ambiente, e os manifestantes cantaram as melodias bascas. As ikurriñas e os lenços verdes da Independentistak Sarea deram cor à mobilização.

No acto final, em que esteve presente uma delegação da Assemblea Nacional Catalana, Txutxi Ariznabarreta, da Rede Independentistak, sublinhou que existem múltiplas razões para optar pela independência, mas enfatizando que a principal é a vontade de um povo.
Na sua opinião, o Governo de Madrid é uma «grande máquina de fabricar independentistas».

Ariznabarreta também se referiu à nova reforma da Educação, considerando que se trata de um ataque ao sistema educativo próprio e ao euskara. / Ver: naiz.info / Fotos (Ateak Ireki) / Vídeo: Marcha Verde pela independência, em Durango