segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Evocação do «contributo humano, político e militante» de Txomin Ziluaga, no domingo

A esquerda abertzale vai homenagear este domingo o militante histórico Txomin Ziluaga (Erandio, 1939-2012), numa cerimónia que terá lugar ao meio-dia no Paraninfo da Universidade do País Basco (Bilbo), com o lema «Askatasun haizea zara. Osasuna eta askatasuna!» [És vento de liberdade. Saúde e liberdade!].

Txomin Ziluaga, que foi um dos fundadores do Herri Batasuna e secretário-geral do HASI durante quatro anos, faleceu no passado dia 24 de Outubro, com 72 anos.

A esquerda abertzale «enfatizou e agradeceu o contributo humano, político e militante» de Ziluaga. «O compromisso revolucionário para com o seu país e o seu povo foi o eixo central da vida de Txomin Ziluaga», afirmou numa nota de imprensa.

Durante muitos anos, Ziluaga esteve na «linha da frente» da luta pela libertação social e nacional de Euskal Herria, «no HASI, na criação do Herri Batasuna e na Mesa Nacional [deste último]».

Ao longo da última década, «Txomin esteve com a esquerda abertzale no caminho difícil, mas frutífero, que trilhou, dando o seu contributo para a criação de um novo cenário em Euskal Herria», diz-se na nota.

No dia 25 de Outubro, centenas de pessoas, entre as quais se encontravam muitos dirigentes e militantes históricos da esquerda abertzale, participaram numa emotiva cerimónia de despedida a Txomin na praia de Laga (Ibarrangelu, Bizkaia). / Fonte: BilboBranka

Jon Pagazaurtundua, homenageado em Orozko
Um grupo de pessoas rendeu homenagem ao militante basco Jon Pagazaurtundua no domingo. Depois de fazerem um trajecto pela montanha, partiram em manifestação da Praça de Orozko (Bizkaia) até ao cemitério, onde decorreu a homenagem. / Fotos: Ixone Collado / Fonte: aiaraldea.com

Jon Pagazaurtundua Isusi, Pagaza (Laudio, Araba; 1954), e Joxe Etxeberria Sagastume, Beltza (Amezketa, Gipuzkoa; 1951) morreram em 1973 em Areeta (Getxo, Bizkaia), quando explodiu o artefacto que estavam a colocar num automóvel.