Uribe era para ser libertado hoje. É o primeiro preso a quem a sentença 197/2006 é aplicada desde que o Tribunal de Estrasburgo condenou o Estado espanhol precisamente pela sua aplicação. Por outro lado, o preso Juan Ramon Rojo, que também devia sair hoje, vai continuar na prisão até que a «justiça» espanhola decida se lhe aplica a referida doutrina, no dia 12 deste mês.
Depois de passar 18 anos e meio na prisão, o preso político basco Ramon Uribe Navarro (Usurbil, Gipuzkoa) era para ser libertado hoje - mas foi-lhe aplicada a chamada «doutrina Parot», a tal que permite prolongar as penas. É a primeira vez que a sentença 197/2006 é aplicada desde que o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou o Estado espanhol no âmbito do caso de Inés del Río.
O Herrira de Usurbil denunciou o «sequestro» e convocou os cidadãos a mobilizarem-se. Tinha intenção de dar as boas-vindas a Uribe mas, em vez disso, vai levar a cabo uma acção de protesto - às 19h30 no frontão de Usurbil.
Juan Ramon Rojo também era para ser libertado hoje, mas vai continuar na prisão até que se decida a aplicação da «doutrina Parot», no dia 12. Para a associação Etxerat, o facto de Rojo continuar na prisão constitui uma aplicação de facto da doutrina mencionada, e isso, em seu entender, é de uma «extrema gravidade»: «não se trata de um procedimento habitual, e é bastante clara a situação de desamparo em que o preso se encontra neste momento. Juan Ramon Rojo encontra-se sequestrado na prisão, sem que se tenha tomado uma decisão sobre o seu caso». / Fonte: Berria
Zu ikusteko bidean
Zu ikusteko bidean (Edo! argitaletxea) é o título do livro do fotógrafo Gari Garaialde (Hondarribia, Gipuzkoa) cuja apresentação teve lugar no passado dia 23 de Novembro na livraria Kaxilda, em Donostia. A obra aborda, em 40 fotografias a preto e branco, realizadas ao longo de um período de quatro anos (2005-2009), as viagens realizadas por familiares de presos políticos bascos até à prisão de Herrera de la Mancha (Espanha), pelas estradas das dispersão. A apresentação contou com esta peça audiovisual. / Fontes várias (Berria, Gaztezulo, zuzeu, etc.)