segunda-feira, 29 de junho de 2015

A jornalista Iraitz Salegi e 7 membros da Ernai são absolvidos

O tribunal de excepção espanhol absolveu a jornalista Iraitz Salegi, do topatu.info, e sete jovens da Ernai - Irati Sienra, Gotzon Elizburu, Maialen Etxebarria, Mikel Button, Aitor Anda, Garazi Mugertza e Mikel Moreno - do crime de «enaltecimento do terrorismo», que, dizia a acusação, tinham cometido no acto político do Gazte Danbada, festival celebrado em Urduña (Bizkaia) em 2013.

O julgamento teve três sessões, entre 28 de Maio e 16 de Junho, nas quais ficou claro que as acusações se basearam em relatórios da Polícia e da Guarda Civil e nas interpretações particulares que faziam do que se tinha passado em Urduña. No caso de Iraitz Salegi, a acusação tinha a ver exclusivamente com a cobertura jornalística que fez do evento para o portal topatu.info.

Ao cabo das três sessões de julgamento, também ficou claro que nenhuma das acusações fora provada; ainda assim, o Ministério Público continuou a pedir 18 meses de cadeia para Iraitz Salegi e um dos membros da Ernai e 24 meses de prisão para os outros seis. / Ver: lahaine.org / Ver também: Berria