quarta-feira, 17 de junho de 2015

O Supremo Tribunal confirma a condenação de Alfon

Numa sessão à porta fechada, o Supremo Tribunal espanhol confirmou, esta manhã, a pena de quatro anos de cadeia a que Alfon foi condenado pela Audiência de Madrid e decretou o encarceramento do jovem vallecano.

Alfon negou desde o início a posse de substâncias explosivas, de que foi acusado pela Polícia, durante a greve geral de 14 de Novembro de 2012. No decorrer do julgamento, o jovem disse que os polícias, quando o detiveram, lhe mostraram um saco em que se encontrava um artefacto. Alfon disse ainda no julgamento que a Polícia ameaçou acusá-lo de «posse de explosivos» se ele não identificasse fotograficamente membros dos Bukaneros ou «outros jovens antifascistas».

No portal lahaine.org afirma-se que Alfon é «mais uma vítima das habituais montagens policiais» e que «o seu caso despertou uma onda de solidariedade em todo o Estado». Inicialmente, tinha sido convocada para o próximo sábado uma manifestação para as ruas de Madrid, para exigir a liberdade de Alfon e o fim das montagens policiais, mas o jovem já hoje foi preso. / Ver: lahaine.org e naiz

Solidariedade em Lisboa [Bolche Vita]Liberdade para Alfon!

Leitura: «Alfon libre!», de Ernai (lahaine.org)