sexta-feira, 26 de junho de 2015

O julgamento da Askapena começa a 19 de Outubro

O julgamento da organização internacionalista basca começa a 19 de Outubro, prevendo-se que termine a 2 de Novembro, no tribunal de excepção espanhol. O Ministério Público pede seis anos de cadeia para cinco dos seus militantes e solicita a ilegalização e a dissolução da Askapena, da comparsa Askapeña e das associações Herriak Aske e Elkar Truke.

Perante esta situação, colectivos e membros de diversos movimentos de Euskal Herria irão apresentar, numa conferência de imprensa que terá lugar em Gasteiz no dia 4 de Julho, a campanha Herriak Libre, que dará «uma resposta firme como povo» a este julgamento.

«Não podemos aceitar mais este julgamento político, pois o Estado espanhol não pode julgar o internacionalismo basco. Pelo contrário, é Euskal Herria, enquanto país internacionalista, que tem de julgar o Estado espanhol pela sua natureza imperialista. Assim, através da dinâmica Herriak Libre organizaremos julgamentos populares por todo o País Basco, deixando claro o carácter imperialista do Estado, e ligaremos as conclusões de todos esses julgamentos numa sentença popular», afirma a Askapena. / Ver: askapena.org e ahotsa.info