sábado, 13 de junho de 2015

Programa de rádio do Resumen Latinoamericano

Emissão de 12 de Junho, das entranhas rebeldes da América Latina e do Terceiro Mundo. Ouvir aqui.
VENEZUELA: Visita «ingerencista» de Felipe González; o fundador dos Esquadrões da Morte (GAL) diz agora preocupar-se com os «direitos humanos», mas na Venezuela. Outra aresta da campanha contra a Revolução Bolivariana: o protesto do Governo da Guiana, dirigido pela Exxon Mobil. // CIMEIRA CELAC-UE: muita parra e pouca uva; é difícil chegar a acordo com aqueles que, na Europa, atacam todos os processos populares. // GUATEMALA: o presidente Otto Pérez Molina poderá ser julgado.

MÉXICO: análise depois das eleições: mais do mesmo, com três partidos pouco diferentes entre si e unidos por diferentes cartéis; fez-se sentir o protesto dos que não esquecem os 43 de Ayotzinapa. // ORIGINÁRIOS: comentários sobre o encontro de diversos povos originários na Argentina. // PERU: entrevista a Ricardo Napurí, legendário militante revolucionário peruano, que analisa a opção de Ollanta Humala pela «extrema-direitização» do processo.

ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DO CHE: Napurí, que em 1959 entrevistou o Che em Havana e se tornou emissário de Guevara para a organização da rebelião no Peru, recorda a figura do Guerrilheiro Heróico e reivindica a sua vigência. // FÓRUM PELA PAZ NA COLÔMBIA: entrevista a Javier Calderón, responsável de Relações Internacionais do movimento Marcha Patriótica, que faz um balanço do fórum que decorreu em Montevideu com a presença de dirigentes e organizações de todo o continente. // TURQUIA: depois das eleições, análise da derrota de Erdogan e da extraordinária votação alcançada pelo partido curdo HDP.