sexta-feira, 19 de junho de 2015

Activistas bascos preparados para unir experiências de luta dos povos

Com a participação de mais de 60 pessoas, nas próximas semanas e meses terão início as brigadas que a Askapena preparou para este ano. Os activistas irão encher as mochilas com experiências no Curdistão, no México, no Brasil, na Galiza, nos Países Catalães, no Saara, na Palestina, na Argentina, no Uruguai e na Venezuela e divulgarão a luta de Euskal Herria. O portal da Askapena dará notícias deles.

Mais uma vez, dezenas de bascos assumem o compromisso da luta internacionalista para dar início à troca de experiências e construir pontes solidárias entre os povos mergulhados em lutas de libertação. Nos dez destinos escolhidos para este ano, os activistas irão conhecer terras e fábricas ocupadas e geridas pelos trabalhadores; aprenderão com a democracia que se baseia na auto-organização popular, a participação do povo, conselhos comunais ou modelos de organização de poder popular; verão como construir projectos educativos soberanos e viverão a tenacidade de quem resiste à brutal repressão.

Conhecendo, aprendendo, vendo, vivendo o «de fora», os activistas bascos têm a responsabilidade de divulgar a luta de Euskal Herria «aos quatro ventos». Irão falar da firmeza do povo basco para alcançar a sua libertação nacional e social e explicar a repressão incessante que sofre da parte dos estados espanhol e francês: dispersão, ocupação policial, detenções, vigilâncias, ameaças, perseguições e julgamentos políticos.

Numa altura em que a Askapena e cinco dos seus militantes são alvo de perseguição judicial, a organização basca sublinha a importância destas brigadas e a necessidade de reforçar o internacionalismo. / Ver: askapena.org