sexta-feira, 26 de junho de 2015

Protesto contra uma fragata da Armada espanhola atracada em Getxo

Protegida por um amplo dispositivo policial e militar por mar, ar e terra, a fragata espanhola Blas de Lezo chegou pelas 13h00 ao porto de Getxo (Bizkaia), onde permanecerá atracada até domingo. A embarcação foi recebida por meia centena de pessoas, que participaram numa acção de protesto gritando palavras de ordem como «alde hemendik, utzi bakean» e «asesinos», e exibindo uma faixa em que se lia «Ez zarete ongi etorriak, alde hemendik! ¡Qué se vayan!».

No local, algumas pessoas insultaram os manifestantes e deram «vivas» a Espanha, sendo também bem notória a presença de polícias e militares à paisana. Os participantes no protesto evitaram as provocações e prosseguiram a acção, convocada pela associação Algortatik Hanka. A Ertzaintza vigiou-os de perto.

A vinda da fragata a Euskal Herria está relacionada com a sessão solene que amanhã terá lugar no município biscainho, presidida pelo ministro espanhol da Defesa, Pedro Morenés, onde lhe será entregue uma bandeira de combate - confeccionada e oferecida pelo Real Club Marítimo del Abra [com uma larga e explosiva história] e o Real Sporting Club. A visita ocorre por iniciativa dos sectores da oligarquia basca. / Ver: naiz e SareAntifaxista