domingo, 21 de junho de 2015

Muitos milhares em cordões humanos pela independência do País Basco

Dando sequência ao espectacular cordão humano de 123 km que o ano passado ligou Durango a Iruñea, a iniciativa Gure Esku Dago [Está nas nossas mãos] agendou, para hoje, em cinco capitais territoriais - Baiona, Bilbo, Donostia, Gasteiz e Iruñea - a realização de diversos actos em torno do direito dos bascos a decidirem livremente o seu futuro enquanto povo. Dezenas de milhares de pessoas estiveram envolvidas nos cordões humanos de manhã e nos actos de cariz político-cultural à tarde.

Na parte da manhã, cordões humanos ligados por longas faixas de pano coloridas atravessaram as cinco capitais. Sobre estes actos, a organização afirmou que «tinham ultrapassado as expectativas» e destacou a capacidade de mobilização do povo basco. Em Gasteiz, uma kalejira colorida partiu da Prosti Plaza em direcção à Praça da Virgem Branca, onde se juntaram muitos milhares de pessoas e se formaram oito faixas de pano, uma por cada região [cuadrilla] do herrialde [território (alavês)], que atravessaram a praça de uma ponta à outra. Em Baiona, participaram na iniciativa cerca de 1500 pessoas: um cordão partiu das margens do Errobi e, depois de atravessar três pontes, chegou ao campo de râguebi Christian Belaskain, junto às muralhas da cidade; ali, colocou-se o pano na relva, para depois formar uma urna de voto, enquanto se ouvia bertsos e música.

Em Iruñea, um cordão humano colorido uniu cinco praças na zona da Alde Zaharra [Parte Velha], acompanhado por muita música e comparsas de gigantes. Em Donostia, os panos ocuparam as duas margens do Urumea e as pontes que o atravessam, animados por txarangas e trikitrilaris. Em Bilbo, foi usado um esquema semelhante, com milhares de pessoas nos dois lados da ria e nas pontes. O foguete lançado ao meio-dia foi o aviso para se levantar os panos; meia hora mais tarde um outro estoiro marcou o final.

À tarde
Se a manhã ficou marcada pelo ambiente de festa, à tarde essa tónica foi ainda mais intensa, com muita música, dança e alegria presentes nos actos culturais que decorreram nos estádios de San Mames, em Bilbo, Anoeta, em Donostia, e na praça de touros, em Iruñea, que se apresentavam compostos. Ali, milhares de pessoas participaram de forma entusiástica na defesa do chamado «direito a decidir», fosse a construir um enorme «mosaico», em Donostia, ou a gritar «independentzia» a plenos pulmões, em Iruñea. Os promotores da iniciativa sublinharam que «começa agora a fase definitiva». «Somos um povo, temos direito a decidir e está nas nossas mãos», disseram. / Ver: lahaine.org, argia, naiz, Berria / FOTOS: cordões humanos em Baiona / Bilbo / Donostia / Gasteiz / Iruñea

Áudio: Mikel Soto - Gure Esku Dago/Nafarroa - ao lahaine.org