quarta-feira, 10 de junho de 2015

Sábado, o quartel da Guarda Civil de Oñati será «cercado»

Realiza-se no sábado, 13, em Oñati (Gipuzkoa) a quarta edição do Fan Hemendik Eguna [Dia do Longe Daqui]. A iniciativa principal desta jornada, que visa pedir às forças de ocupação espanholas que se vão embora do País Basco, é o cordão humano em redor do quartel da Benemérita.

Os organizadores recordam que «os controlos, as ameaças, os insultos e as perseguições da Guarda Civil são o pão de cada dia dos bascos» e que a mobilização popular é necessária para acabar com esta situação.

O programa começa com um poteo, ao meio-dia e meia, a partir da taberna Ongi; às 14h30 é o almoço popular; às 19h00 tem início a manifestação na Foruen plaza, seguido do «cerco ao quartel». No final, haverá concertos com várias bandas.

Vídeo de apelo à participação no Fan Hemendik EgunaVer: argia e topatu.info

Ver também: «Urkixo pede a proibição do Fan Hemendik Eguna de Oñati por ser "vexatório" para a Guarda Civil» (naiz)
O delegado do Governo espanhol na Comunidade Autonómica Basca pediu à conselheira da Segurança do Governo de Lakua, Estefanía Beltrán de Heredia, que não autorize a realização do Fan Hemendik Eguna, um «acto vexatório para os membros da Benemérita e suas famílias» e que visa reclamar a sua saída de Euskal Herria. O pepetarra apelou à «sensibilidade» da conselheira, enquanto responsável da Ertzaintza, «em defesa de quem presta serviço nas Forças de Segurança».