segunda-feira, 22 de junho de 2015

Associações pedem ao futuro Governo de Nafarroa que pare as obras do TGV

As associações AHT Gelditu, Sustrai Erakuntza e Ekologistak Martxan concentraram-se na sexta-feira, 20, frente à sede do Governo navarro para pedir ao futuro Governo foral que pare «de imediato» as obras do TGV em Nafarroa.

«É hora de parar o TGV», lia-se numa grande faixa presa a balões, junto a outra que dizia «O vosso TGV, a nossa ruína». Na ocasião, os promotores da iniciativa recordaram que uma grande parte da sociedade se opõe ao projecto, da mesma forma que a maioria dos partidos que vão integrar o novo governo. Só o Geroa Bai é a favor do TGV, afirmaram.

Recordaram a existência de diversos relatórios e estudos que evidenciam a inviabilidade do projecto, a ameaça que representa para ferrovia tradicional e os milhões que «come» ao erário público. A política do «endividamento cego» associada a este projecto está a ter graves consequências a nível social, económico e ambiental, e serão tanto mais graves, quanto mais tarde for travado o projecto, defenderam as associações.

Ao novo Governo, disseram que entendem «a mudança» como mais do que «uns quantos retoques cosméticos» ou «ficar-se por meras questões formais»: «deve aspirar a uma transformação de fundo», pois um «regime não se reduz a nomes e a siglas», mas tem a ver com políticas concretas e o modelo social a que servem de base. / Ver: AHT Gelditu Elkarlana e Berria