domingo, 14 de junho de 2015

Milhares de euskaltzales na Araba Euskaraz, em Gasteiz

Apesar de organizada pela San Bizente ikastola, de Oion, a edição deste ano da Araba Euskaraz, a festa das ikastolas alavesas, realizou-se em Gasteiz, por uma questão de infra-estruturas e ligações. O lema foi «Piztu euskara» [acende o euskara].

Foi num belo ambiente que a comunidade educativa da ikastola de Oion deu início à sessão de abertura, em Mendizorrotza. Além deste espaço, a festa contou com mais três, espalhados pelo percurso que ligava o Parque do Prado a Armentia. Ao lado dos responsáveis da ikastola San Bizente, estiveram vários representantes institucionais e políticos, como Koldo Tellitu, o presidente da Federação de Ikastolas.

Os responsáveis da San Bizente ikastola lembraram que o projecto nasceu em 1978, impulsionado por alguns pais, e que hoje conta com 206 alunos; disseram ainda que a festa se realizava em Gasteiz porque a capital alavesa possui melhores ligações e sublinharam que o dinheiro hoje reunido seria para financiar obras de melhoramentos de que a ikastola necessita.

Referindo-se a fotos divulgadas nas redes sociais, o naiz diz que, à volta do espaço de Armentia, apareceram, pintados, símbolos nazis e as cores da bandeira espanhola. Em todo o caso, não foi coisa de grande impacto, pois muitos milhares de pessoas fizeram-se à festa. / Ver: naiz e arabaeuskaraz.eus