domingo, 7 de junho de 2015

Grande corrida em Berriozar pelos direitos dos presos e refugiados bascos

Cerca de mil corredores participaram, esta manhã, em Berriozar (Nafarroa), na terceira edição da Lasterbidean, uma corrida popular organizada pela Etxerat em defesa dos direitos dos presos e refugiados políticos bascos. O Berria refere que a corrida começou com algum atraso devido a um controlo da Guarda Civil à entrada da localidade.

Apesar do forte calor que se fez sentir, a terceira edição da Lasterbidean foi novamente um êxito ao nível da participação: 620 pessoas participaram na corrida principal, com cerca de oito quilómetros, e mais 200 na prova pequena, de três quilómetros. O almoço popular junto ao campo de futebol desta localidade de Iruñerria, em que estiveram presentes 900 pessoas, completou o programa da manhã.

Os vencedores das provas e vários participantes escolhidos por sorteio receberam trabalhos de artesanato feitos pelos presos. No acto político, Urtzi Errazkin e Gloria Rekarte agradeceram, em nome da Etxerat, o trabalho das inúmeras pessoas que tornaram possível a realização da Lasterbidean. Por outro lado, criticaram as atitudes dos governos espanhol e francês, e reivindicaram o fim da dispersão dos presos políticos como primeiro passo para acabar com as violações dos seus direitos. / Ver: naiz.info e Berria